sábado, 26 de fevereiro de 2011

FEEDS E URSS

Todo mundo que navega por blogs, ou outros sites de conteúdo dinâmico, como portais e noticiários, já se deparou com a sigla RSS, que significa Really Simple Syndication, ou em bom português, uma publicação realmente simples

Mais fácil que palavras, é o ícone que representa o RSS:



Tá vendo? Lembra bastante o conceito de wi-fi, e toda aquela coisa de ondas sendo propagadas ao ar ! E é isso mesmo que o RSS faz, vamos ao que interessa:

Em uma internet não tão distante, as pessoas começaram a acumular muitos bookmarks (leia-se favoritos). O resultado disso foi desperdício de tempo. Imagine alguém que acompanha 20 blogs. Como ela faz para checar se existe atualizações em todos os blogs? Antes do RSS, não havia outro meio senão visitar todos eles e procurar as atualizações.



Repare no sentido das setas. O usuário deve se locomover até os blogs.

Um belo dia, alguém pensou em inverter esse esquema, levando o conteúdo dos blogs direto para o do usuário, exatamente como chegam as revistas e jornais que assinamos em casa! Realmente simples abrir a porta de casa e pegar a revista.



Simples assim

Mas então, como faço para usar?

Primeiro, você deve selecionar um leitor (reader) de RSS. Hoje temos uma infinidade de opções, mas recomendo o Google Reader para começar, pois além de não precisar baixar nada - funciona como um site, é dos mais simples e usado pela maioria dos brasileiros.

Acesse o site do google reader em www.google.com.br/reader
É preciso uma conta do google para usar. Caso não tenha e não queira fazer, procure outro reader.

Por meio do site do reader, todas as entradas de RSS serão mostradas, do jeito que você quer, basta configurar. É bem simples, e ainda é em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário