*PSICOLOGIA DA ARTE (01)

TEXTO REFLEXIVO

A valorização do artista se dá em função da arte em cada sociedade. O artista permaneceu por longo tempo no anonimato praticando uma arte que apenas servia a um determinado fim, como os preceitos religiosos. Na era moderna, o artista passou a ser considerado um gênio, portador de habilidades e talentos quase divinos e durante o Renascimento alcançou uma super valorização com o advento do capitalismo comercial.

A Revolução Industrial e o trabalho geraram uma nova divisão social sendo que o trabalho tornou-se o novo valor cultural causando o empobrecimento da dimensão humana. Para Hana Arendt a relação entre arte e trabalho possui três características relevantes: o labor, a ação e o trabalho. O labor é movimento repetitivo, mecânico que se faz em busca do essencial para a sobrevivência, a ação é efêmera, depende da interação social, da política e o trabalho é a criatividade, durabilidade.
Arendt destaca a criatividade como definidora do conceito de trabalho em geral. Ostrower considera a degradação do trabalho no mundo moderno, sem criatividade, a arte fica responsável por uma super criatividade, deformante, sem delimitações. A arte tem a função de manter viva a identidade e a memória da sociedade.
Atualmente, as máquinas inventadas pelo homem faber facilitam o desenvolvimento do trabalho, diminuem o tempo de execução das atividades, desta forma deveria sobrar tempo para o homem exercer sua criatividade, mas infelizmente ocorre uma alienação provocada pela sociedade extremamente consumista e o artista é único indivíduo presente na sociedade que é extremamente genuíno, e em conflito com essa sociedade massificada dá o seu grito subversivo através da arte.
Isso nos leva a questão do que vem a ser Arte? Quando uma obra dever ser considera Arte? É necessário levar em consideração o contexto histórico para se determinar uma obra de arte? Cada sociedade a seu tempo determinou conceitos para Arte de acordo com a função que ela exercia na sociedade. Hoje, embora vivamos em um mundo com arte pra todo lado, as pessoas não tem percepção disso e ela é banalizada e relegada a espaços onde uma minoria a aprecia. Para a maioria das pessoas, apreciar obras de Arte é muito complicado, pois não se entende o que o artista quer dizer. O quadro da Mona Lisa é uma obra que todos sabem ser uma obra de arte, porém ninguém entende porquê, visto que não atende aos padrões de beleza que encontramos na sociedade.
Então, em uma sociedade massificada, consumista, onde a utilidade dos bens de consumo possui pequena durabilidade e o homem vive apressado correndo atrás do seu labor é quase impossível conceituar arte e entendemos que a seu respeito não existem verdades supremas acabadas, mas apenas a criatividade humana em determinados períodos de sua existência.