*ATELIÊ DE POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS(04)


IMAGEM PRODUZIDA RELACIONADA AO ARTISTA RAUSCHEMBERG E A CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS

A imagem que criei foi inspirada no artista Rauschemberg. Que figura!! Como todos os outros de sua época era irreverente e apoderava-se do que já estava pronto para fazer sua arte.

Como minha primeira proposta, a de escrever um bilhete, com os dizeres "esta é minha imagem sobre criada para o Ateliê de Poéticas, se eu disser que é", foi totalmente refutada produzi esta utilizando algumas fotografias de minha caminhada que imprimi em preto e branco. Em seguida colei alguns recortes de revistas que ao meu ver tem a ver com a carta das cidades educadoras. Não gostei do primeiro resultado, a imagem ficou muito grande e depois de fotografa as colagens que fiz perderam-se no meio das fotos. Então utilizei o photoscap, um programinha para trabalhar com fotos e dei uma mexida nela. Gostei mais do segundo resultado.

Minha imagem conversa com o conteúdo da Carta das Cidades Educadoras no sentido de que de acordo com ela devem ser promovidas ações, tanto no âmbito formal como informal, para promover a melhoria do bem estar das pessoas. Tais ações devem se pautar no respeito à vida, ao ser humano, à natureza e à sustentabilidade, sendo compromisso de todos,sem distinção de raça, cor, gênero, posição social.

O PRIMEIRO RESULTADO





O SEGUNDO RESULTADO



A IMPORTÂNCIA DO BLOG PARA A EDUCAÇÃO

A tecnologia é algo presente em nossa vida e dela não podemos mais fugir. A globalização aliada à internet e a rede mundial de computadores mudou nossa percepção de tempo e espaço, fazendo parecer que os dias passam mais rápido, quando na realidade os produtos tecnológicos é que tem uma vida útil cada vez mais reduzida. Nesse contexto, todos temos que nos atualizar quase que diariamente, diante da grande leva de informações que vão surgindo, correndo o risco de ficarmos atrasados, parados no tempo.


No caso da educação essas medidas são ainda mais emergenciais e tem sido solicitados aos professores sua participação em cursos que os coloquem a par de todos esses recursos tecnológicos, sendo que a maioria das escolas já possuem seus laboratórios de informática, internet, datashow e por aí a fora. Uma dessas ferramentas, de fácil uso e que atrai a atenção da garotada é o blog. Ele é um instrumento que pode ser utilizado para divulgação dos mais diversos fins, inicialmente os blogs eram utilizados por pessoas das mais diversas camadas sociais para publicarem seus feitos, passeios, fotos, temas para serem discutidos e que agora caiu na malha de interesse dos professores.


As instituições educacionais e os docentes tem utilizado os blogs para divulgação de assuntos, projetos, discussões que envolvem o ambiente educacional. Professores fazem uso desse meio como atividades extra-classe discutindo com os alunos conteúdos pertinentes às suas disciplinas, mas o que tem gerado muita discussão por aí é o fato de se considerar o blog como uma ferramenta pedagógica ou não. Muitos defendem fervorosamente seu uso como pedagógico alegando o crescimento do aluno em diversos setores, principalmente o da redação de textos e exposição de suas idéias, através de comentários postados, o que dentro da sala de aula poderia não acontecer, visto que o aluno poderia se intimidar diante da presença dos colegas. Há também os que são totalmente contra a consideração dos blogs como ferramentas pedagógicas, alegando que o aluno irá desviar sua atenção do conteúdo a ser aprendido, perdendo-se no emaranhado de informações oferecidos pela net e não terá grande aproveitamento.


No meio de toda essa discussão, penso que devemos levar em consideração o que queremos ensinar ao nosso aluno e como fazer isso através do uso do blog, que sendo uma ferramenta pedagógica ou não, é uma oportunidade de colocar o aluno em contato com o ambiente virtual e ensiná-lo como navegar por ele de forma responsável e proveitosa e engana-se quem pensa que todos os nossos jovens alunos sabem como fazer isso. Esse ano decidi trabalhar blogs com os meus alunos, dividindo as turmas em grupos e propondo experiências simples para que eles desempenhassem, e qual não foi minha surpresa ao perceber que a maioria deles não sabiam como fazê-lo, pois em sua maioria apenas sabem lidar com o Orkut e o MSN. Está sendo um trabalhão tentar fazê-los entender a funcionalidade de um blog, mas creio que até o final do ano, já terão entendido tudo direitinho e teremos formado uma rede comunicativa entre eles.

Então, na minha maneira de ver e pensar os blogs podem ser grandes aliados da educação, principalmente se os professores estiverem com suas mentes abertas para as novas propostas educacionais, saindo um pouco do ensino bancário, transmissor daquilo que já foi há muito criado e percebendo que temos ainda muita história para escrever, e que o momento é agora, o tempo urge e os nossos alunos é que devem desempenhar esse papel de serem criadores de sua própria história.


                                 CONVERSANDO COM AS IDÉIAS DE ANDY WARHOL


"Muitos Lulas" Fátima Lopes/2010


"Muitos Lulas coloridos" Fátima Lopes/2010

 
Andy Warhol foi figura mais conhecida e mais controvertida da Arte Pop; atuou com escultura e cinema, foi escritor, promoter, produtor musical, mas celebrizou-se como pintor. Mostrou sua concepção da produção mecânica da pintura em substituição ao trabalho manual em seu estúdio, chamado The Factory (A Fábrica), onde telas eram produzidas em serigrafia, em ritmo industrial. Seus motivos eram variados: retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe, imagens da publicidade de produtos populares como Coca-cola, Pepsi , Brillo  e Sopa Campbell, imagens de desastres e eventos políticos extraídas de jornais, etc.

Então, embasada no estilo de Warhol, criei essa imagem, utilizando uma foto do presidente Lula, trabalhando-a em photoshop para que adquirisse diversas nuances.
(texto extraído da apostila de Ateliê de Poéticas cotemporâneas, pág. 21)



ANÁLISE DO FILME

Filme escolhido: E... descobrimos o fogo

Disponivel em:


Pólo de Formosa, criado por Cláudia, Dhione, Lucineide e Marisa

Escolhi esse filme pelo apelo ambiental que ele traz lembrando-nos que se não cuidarmos de nossos biomas brevemente não teremos mais casa, pois a Terra está em momento de agonia, dando seus últimos suspiros. Uma descoberta tão importante como o fogo transformou-se em arma, muitas vezes criminosa, que aniquila biomas inteiros, deixando-nos órfãos de nossa própria existência. O filme nos mostra a exuberância do cerrado em sua plenitude e logo a seguir cenas impactantes de uma queimada que tudo destruiu.

TEXTO ESCOLHIDO

Escolhi essa poesia porque ela também faz um apelo para que o homem comece a pensar a forma como está tratando a natureza, embora procure se fazer imperceptível, ignorando os maus-tratos a ela dispensados, não se incomoda em vê-la perecer, igonorando que assim também está se condenando ao infortúnio, ao desaparecimento.

E a Terra perece...
Regina Sant'Anna

O ego do homem se apraz
Por seu intelecto audaz,
O ego do homem o cega,
não o deixa ver que a Terra morre,
A vida morre, a largos passos se esvai;
não o deixa ver o pedido desta que agoniza,
Porque é preciso conquistar o espaço
Estender o humano abraço
Em forma de poderosos tentáculos.

Do planeta azul chamado Terra,
Qual nome certo seria planeta das águas,
Urge um protesto enquanto há tempo
Sobre o pouco que lhe resta
Das terras não queimadas,
Das águas não poluídas.

A terra violentada, infértil não floresce,
A água, pela modernidade tornada impura,
Em seu leito seca ou apodrece,
A vida com ela também se finda
Na agonia de ser aos poucos extinta,
Adoece, enfraquece, perece, perece...